Por ocasião da celebração do Dia do Apostolado Secular e a Ação Católica na solenidade de Pentecostes, o Bispo de Ávila, Dom Jesus García Burillo, pediu aos leigos serem dóceis ao Espírito Santo no momento atual para superar a idolatria do  bem-estar.

“No momento atual, o Espírito Santo vos impulsiona a viver profundamente a esperança, a superar a idolatria do bem-estar, o consumismo desenfreado, a exigência exclusiva dos próprios direitos, e o olvido dos que carecem dos mais elementar. Só a fé em Jesus Cristo, uma fé é uma vida conforme os valores evangélicos, pode alcançar um estado de coisas radicalmente diferente ao atual”, indicou o Bispo.

Em sua carta pastoral “Construtores de  Esperança”, Dom García Burillo lamentou que em ocasiões “Deus e os valores morais carecem de importância, quando não são desprezados e tidos por inúteis ou obsoletos”.

Não obstante,  disse que muitos, “influenciados por correntes culturais atuais, têm se situado na indiferença religiosa, na secularização, no ateísmo prático, no relativismo ético e moral. Vivem como se Deus não existisse”.

Entretanto, “nos sentimos enviados ao mundo superando o medo e os obstáculos” com a mensagem de  “anunciar a esperança” às pessoas. “Somos impulsionados pela força do Espírito a romper a situação de má-vontade, de afastamento de Deus e, às vezes, de agnosticismo e de não-crença na qual muitos vivem”.

Fazendo constantes referências  a “Testemunhas”, a exposição de “A Idades do Homem” que vem sendo realizada na Catedral de Ávila, Dom García Burillo convidou a todos os cidadãos a serem testemunhas de Jesus Cristo, posto que “sois muitos os que escolhestes a herança dos Apóstolos e ofereceis testemunho público do amor de Deus neste mundo”.