A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) lamentou os enfrentamentos entre policiais e camponeses; e exortou aos paraguaios a recorrer ao diálogo e não à violência para resolver os problemas.

“É legítimo solicitar às autoridades, mas para isso se deve recorrer aos mecanismos institucionais previstos nas leis da República. Também é legítimo manifestar-se e expressar-se através de protestos. Entretanto, é necessário fazê-lo no marco do respeito a direito de terceiros e de maneira pacífica”, expressou a CEP em um comunicado.

Nesse sentido, os bispos chamaram à prudência e ao juízo, e pediram às autoridades respeitar os direitos humanos e atender “as colocações justas dos setores sociais”.

Posteriormente, em declarações à imprensa, o Secretário Geral do Episcopado, Dom Adalberto Martínez, assinalou que “é necessário dar tempo a este Governo que está iniciando-se e não passar por cima dos canais para cair nas agressões”. Indicou que o que o Paraguai requer é “paz e concórdia” e não violência.

O Prelado deu estas declarações logo da reunião que os prelados sustentaram com o Presidente Fernando Lugo, quem visitou a sede da CEP no marco da 183º Assembléia Plenária dos bispos.