O Presidente do Pontifício Comitê de Ciências Históricas, Dom Walter Brandmüller, apresentou esta manhã a amostra "Pio XII: O homem e o pontificado" em que se mostra a verdade histórica deste Pontífice e como salvou da morte a milhares e milhares de judeus perseguidos pelos nazistas durante a Segunda guerra mundial. Esta exposição serve também para derrubar a lenda negra e a campanha de difamação orquestrada contra este Papa.
Conforme informa L'Osservatore Romano (LOR), esta amostra, que poderá ser visitade desde 4 de novembro até 6 de janeiro de 2009 no Braço Carlo Magno no Vaticano, foi apresentada em conferência de imprensa pelo Presidente do Pontifício Comitê de Ciências Históricas, Dom Walter Brandmüller; em que manifestou que a exibição se realiza "por pedido explícito do Papa Bento XVI".
Dom Brandmüller explicou além que "esta iniciativa é oportuna considerando que desde 1963 –com a posta em cena do drama teatral O Vigário (em que se difama ao Papa Pacelli apresentando-o falsamente como próximo a Hitler) de Rolf Hochhuth– se desenvolve uma campanha difamatória orquestrada contra a memória do Pontífice".
Para o Presidente deste dicastério, "o aniversário 50 da morte de Pio XII motivou ao Pontifício Comitê a fazer justiça a um grande Papa que já em vida gozava da admiração de seus contemporâneos independentemente de suas convicções religiosas. Isto não significa fazer apologética. Basta dizer que é fazer conhecer a verdade histórica, para que as acusações lançadas contra o Papa Pacelli não possam reclamar seriamente a investigação histórica, que cada vez mais convincentemente demonstra o infundamentadas que estão".
"É nossa esperança que a amostra 'Pio XII. O homem e o pontificado' possa ilustrar não só a grande importância do Papa Pacelli, senão também em geral a dimensão espiritual, sobre tudo sobrenatural do pontificado romano", precisou.
Por sua parte o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, em uma carta publicada no catálogo da exposição, espera que "a amostra contribua a permitir conhecer melhor a um Pontífice que com justiça está considerado entre os maiores personagens do século XX. Espero que também esta grande iniciativa sirva para apreciar, especialmente às novas gerações, a extraordinária figura deste Papa, que soube preparar, com profética intuição nos sinais dos tempos, o caminho da Igreja para a época contemporânea".
A exposição
LOR explica além que entre as coisas que se podem apreciar na amostra estão as fotos, obras de arte, objetos pessoais, documentos e algumas cartas de Pio XII, como as cartas que o então Cardeal Pacelli escreveu a seu irmão Francesco e demais familiares quando deixou Alemanha em 1929.
A exibição está articulada em nove setores. Começa com um olhar a sua infância, sua casa e a escola que freqüentava que termina na ordenação sacerdotal em 2 de abril de 1899. Logo vêm os setores dedicados a sua atividade diplomática, à Secretaria de Estado no pontificado de Pio XI e suas viagens internacionais.
Deste modo há várias sessões nas que se explica seu destacado trabalho a favor dos milhares de judeus que salvou de morrer, com a colaboração do clero romano e a utilização das radiomensagens.
"Os últimos setores estão dedicados à post-guerra, anos nos que o pontificado de Pio XII mostrou uma luminosidade com freqüência ignorada".
Dom Walter Brandmüller anunciou também que a amostra será exibida nos primeiros meses de 2009 em Berlim e Mônaco, onde ao Papa Pacelli se desempenhou como Núncio Apostólico.