O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Rubén Aguer, explicou que a festa pagã do Halloween" é “alheia à tradição cristã” e se converteu em uma “moda supersticiosa e oca que se vai impondo com inconsciente frivolidade”.

Em um comentário titulado “Halloween uma festa estranha”, o Prelado precisou que esta celebração se remonta ao novo ano celta no que se festejava o retorno dos espíritos dos mortos a suas casas e questionou: “Terão consciência quem adota esta moda de que, no fundo, festejam à morte, ao diabo e ao inferno?”

“Certamente não querem fazê-lo; incorrem então em uma frivolidade vazia, sem sentido, inmotivada”, prosseguiu o Arcebispo e manifestou logo que “é provável que a maioria dos que adotam esta observância ignorem o que é o que estão fazendo, e por que o fazem”.

Do mesmo modo, o Prelado lembrou que dita celebração se mescla com festividades cristãs cujo sentido é totalmente contrário ao do Halloween. “Em 1º de novembro se celebra litúrgicamente uma verdade fundamental de nossa fé, a que professamos ao dizer ‘acredito na comunhão dos Santos’. Em 2 de novembro corresponde a visita ao cemitério como gesto religioso e profundamente humano, inspirado pela esperança na ressurreição”.

“Nada mais afastado da moda supersticiosa e oca que se vai impondo com inconsciente frivolidade”, apontou.

Finalmente, Dom Aguer assinalou que “uma nova vivência das verdades cristãs que se comemoram nestes dias pode ser fonte de novas expressões culturais, que sejam expressão e resposta às inquietações reais do homem de hoje”.