O fundador do Movimento Cristão Liberação e gestor do Projeto Varela que procura mudanças pacíficas pela democracia em Cuba, Oswaldo Payá, deplorou que os ministros de Assuntos Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Espanha, Miguel Angel Moratinos, ofendam aos cubanos ao desprezar a iniciativa cidadã relançada na ilha.

Em um carta dirigida à imprensa, Payá se referiu à roda de imprensa conjunta que na sexta-feira passada ofereceram Maduro e Moratinos em Madri. Nessa ocasião, ao ser consultado por um jornalista sobre o Projeto Varela, Maduro afirmou que o "Projeto Varela" tem "pouca credibilidade" e o espanhol disse que não tinha "nenhum comentário que fazer".

Segundo Payá, Maduro "ofendeu aos cidadãos cubanos que promovemos o 'Projeto Varela', enquanto o ministro espanhol o aprovava com seu silêncio evadindo dizer a verdade".

"Os mencionados ministros ofendem assim a dezenas de milhares de cidadãos cubanos que assinaram essa petição de referendo, que é também uma demanda dos direitos fundamentais, que o governo em Cuba nega a seus cidadãos", indicou.

Do mesmo modo, descartou que os chanceleres representem "os sentimentos de venezuelanos e espanhóis", mas questionou que o povo venezuelano conheça “objetivamente o texto do 'Projeto Varela'" e "se conhecer que há dezenas de prisioneiros políticos, com sentenças de até 28 anos por demandar esses direitos".

"Deus queira que os venezuelanos possam conhecê-lo -continua Payá- e que os meios de difusão que ainda tenham alguma liberdade ali o divulguem para que os venezuelanos conheçam os direitos que perderiam totalmente", se vivessem sob um regime como o cubano, indicou.

Payá advertiu que "de consolidar o poder que hoje governa a Venezuela, os venezuelanos seriam privados de seus direitos fundamentais" e explicou que "o Governo da Venezuela necessita que em Cuba persista o totalitarismo porque é seu santuário e seu modelo, para seu projeto de poder eterno e total".

Os venezuelanos, adverte Payá, "terão que fazer sob a perseguição, um autêntico 'Projeto Bolívar', como nós temos feito o 'Projeto Varela'".

“De algo estamos convencidos: Se o governo que representar o Senhor Maduro pudesse, instalaria na Venezuela um regime sem direitos como o instalado em Cuba. Já contam a partir de agora com a aliança do Governo socialista espanhol, aliado também do governo de Cuba. E se o povo de Cuba pudesse votar em um referendo, faria como fez o povo venezuelano a última vez que votou, também votaria pela liberdade”, concluiu.