A Conferência Episcopal Mexicana instalou ontem o novo Conselho de Bioética que ajudará aos bispos em sua tarefa de “iluminar as consciências sobre as implicações éticas das intervenções sobre o ecossistema e sobre a vida do ser humano”.

Dom. Rodrigo Aguilar Martínez, Bispo de Matehuala e Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Familiar da que depende o novo conselho, explicou à imprensa que o novo órgão conta com a colaboração com especialistas em diversos campos, tanto cientistas como humanistas.

“Este Conselho ficou integrado por 24 acadêmicos de diversas disciplinas em qualidade de membros permanentes e por 10 prestigiados bioeticistas de diversas nacionalidades na qualidade de membros honorários”, informou. 

Do mesmo modo, assinalou que seus objetivos serão “realizar uma pesquisa interdisciplinar sobre as questões bioéticas; estar em permanente contato com outros centros de reflexão bioética civis ou religiosos, nacionais e internacionais, e promover, de acordo com os esboços correspondentes da Igreja Católica, uma ‘cultura da vida’”.

Segundo Dom. Aguilar, “o rápido desenvolvimento das ciências biomédicas e das tecnologias aplicadas à vida e à saúde, expõe diversos questionamentos éticos. Junto à liberdade de pesquisa -que tem que ser alentada- é necessário insistir na responsabilidade ética e social implicada na atividade científica”.

A Igreja se sente “comprometida na promoção de uma ‘cultura da vida’. O surgimento da bioética se constitui em um âmbito de pesquisa interdisciplinar que pode favorecer o diálogo entre crentes e não crentes, assim como entre crentes de diversas religiões, sobre problemas éticos, inclusive fundamentais, que afetam à vida do homem”, adicionou Dom. Aguilar.

O ato acadêmico de instalação foi presidido pelo Dom. Aguilar, e Dom. Francisco Javier Chavolla Ramos, Bispo de Toluca e encarregado do Departamento de Vida, que fiscalizará ao novo organismo.

Além disso, interveio o reconhecido bioeticista Dom. Elio Sgreccia, vice-presidente da Pontifícia Academia para a Vida em Vaticano, com uma conferência sobre os desafios atuais da bioética.