A Catholic Association of Latino Leaders, Associação de Líderes Latinos Católicos (CALL) deu a conhecer dois textos episcopais, como parte de seu serviço de orientação aos fiéis latinos em vistas às próximas eleições nos Estados Unidos.
O primeiro documento, titulado “10 Pontos que os Cidadãos Católicos Devem lembrar”, foi escrito por Dom Charles Chaput, O.F.M. Cap., Arcebispo de Denver, e nele lembra aos católicos que “este ano, como em qualquer outro, com ou sem eleições, temos que aplicar o conceito do testemunho católico de maneira especial a nossas vidas públicas como cidadãos”.
A respeito, o Arcebispo propõe “10 pontos simples na medida em que nos aproximamos do mês de novembro” que os católicos devem ter em conta no momento de votar.
Entre eles, Dom Chaput assinala que “a palavra ‘católico’ tem um significado real… Podemos escolher ser algo diferente, mas se escolhermos nos chamar católicos, essa palavra terá conseqüências quanto ao que acreditamos como para o que atuamos. Não podemos proclamar ser verdadeiramente católicos e logo atuar como se não fôssemos”.
“Se nossa fé for real –adiciona o Arcebispo–, então dará frutos em nossas decisões e comportamentos públicos, incluindo nossas opções políticas”.
“O primeiro princípio do pensamento social cristão é: Não mate deliberadamente ao inocente e não conspire permitindo que outro o faça. O direito à vida é o fundamento de todo direito humano”.
O texto íntegro das dez recomendações do Arcebispo Chaput se encontra na página de recursos do CALL: http://call.ipsetech.com/newsletter2esp.html
O segundo documento se titula “A cultura da vida e a pena de morte”, do Dom José H. Gómez, S.T.D., Arcebispo do San Antonio e Fundador do CALL.
Lembra que a pena de morte “é um dos temas mais controvertidos de nossos tempos”, e lembra que o uso da pena de morte não foi excluído de maneira definitiva e não é considerado como intrinsecamente mau, como sim o é a eliminação intencional de uma vida inocente através do aborto ou a eutanásia.
“Não existe equivalência moral entre aborto ou eutanásia e a pena de morte”, adiciona Dom Gómez; mas explica que “estamos chamados a evitar, tanto como seja possível, o uso da pena de morte. Em uma sociedade desenvolvida como os Estados Unidos, devemos utilizar melhores meios para castigar ao criminoso, proteger à sociedade e assegurar a ordem pública”.
“O tema da pena de morte acende os ânimos. Mas os católicos, temos que ser guiados pela verdade de nossa fé, não só pelos sentimentos do momento. Por esta razão, como católicos, devemos reconhecer, como os bispos indicam no documento, que ‘neste tempo em que a santidade da vida é ameaçada de tantas maneiras, acabar com uma vida não é realmente uma solução, senão que pode mas bem enfraquecer o respeito à vida’”.
O texto íntegro do documento do Dom Gómez pode ler-se na página de recursos do CALL: http://call.ipsetech.com/newsletter3esp.html