O Comitê Permanente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), chamou o Governo, empresários, trabalhadores e líderes políticos, a esforçar-se para que os efeitos da crise econômica mundial não golpeiem aos pobres, que são “os prediletos de Jesus”.
“A experiência, infelizmente, demonstra-nos que os mais prejudicados por estas crises terminam sendo os grupos mais vulneráveis da sociedade, os pobres, os prediletos de Jesus”, expressou através da mensagem “Fé e Solidariedade em tempos de prova, a exemplo de São Alberto Hurtado”.
O texto pediu não cair “em uma lógica fatalista” que gere medo entre os agentes e os processos econômicos, mas advertiu que “quando o afã do lucro e a ação especulativo sem limites se impõem nos mercados, a pessoa humana está construindo sua casa sobre areia”.
Os bispos valoraram os passados jogo de dados pela institucionalidade, e a colaboração dos principais atores nacionais, para enfrentar de melhor modo as conseqüências desta crise.
“Fazemos um fervente chamado a todos os empresários e empreendedores de nossa pátria, e a todos os trabalhadores: precisamos valorar, cuidar e promover nossas fontes de emprego, dignificar o trabalho, fazê-lo cada dia melhor, compreender que um trabalho bem feito e dignamente remunerado é o sustento da família, o pilar de nossa sociedade”, assinalou o texto.
Os bispos lembraram que a opção preferencial pelos pobres, testemunhada por São Alberto Furtado, remonta-se a Deus e a Cristo mesmo.
Por outro lado, a mensagem também destacou as eleições municipais do próximo domingo, por isso chamou os eleitores a discernir em consciência os projetos eleitorais que “melhor se aproximam de seus ideais e valores”, em coerência com o bem comum.
A íntegra está em:
http://documentos.iglesia.cl/conf/documentos_sini.ficha.php?mod=documentos_sini&id=3774&sw_volver=yes&descripcion=