A Conferência Episcopal da Bolívia (CEB) manifestou seu apoio ao acordo nacional alcançado pelo Congresso para a realização do referendum que decidirá sobre a nova Constituição; e assinalou que este marco demonstra que o diálogo é “o melhor caminho para alcançar a solução dos problemas”.
Em recente roda de imprensa, o Secretário Geral da CEB, Dom Jesus Juárez Párraga, saudou “o acordo nacional alcançado no cenário do Congresso Nacional. Este acordo demonstra que o melhor caminho para a solução de todos os problemas de uma nação é o diálogo no marco da democracia e com a participação de todos os envoltos”.
Seguidamente, o também Bispo do Alto insistiu aos líderes políticos e sociais a continuar pela via do diálogo e precisou que “para alcançar dias de convivência pacífica e responsável se devem cumprir os acordos conseguidos e não defraudar ao povo boliviano”.
Do mesmo modo, o Prelado qualificou como “outro marco na história democrática do país” a marcha protagonizada por milhares de pessoas de distintas regiões e setores sociais durante sete dias para a capital, que procurava fazer desistir do bloqueio aos partidos que se opunham ao acordo nacional.
“Seu testemunho de esforço, serenidade, espírito de paz e paciência enobrece o aniversário da fundação de La Paz, como também os inumeráveis gestos de solidariedade por parte da cidadania com os marchistas”.
Finalmente, Dom Juárez fez votos para que o país continue pelo caminho da paz e a reconciliação e pediu que “o Senhor da vida e da história nos siga iluminando para recuperar o sentido de unidade e fraternidade entre bolivianos. Que Ele nos abençoe com a graça da reconciliação e o trabalho conjunto”.