Enquanto os trabalhos do Sínodo dos Bispos continuam nos chamados círculos menores de diálogo, escolheram-se aos membros do Conselho de redação que colaborará com o Papa Bento XVI na confecção da exortação apostólica post-sinodal.

Na vigésima Congregação Geral, os pais sinodais escolheram a 12 membros subdivididos em áreas geográficas.

Pela África foram escolhidos: o Arcebispo de Cape Coast (Ghana), Cardeal Appiah Turkson, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Francis Arinze; e o Arcebispo de Kinshasa (Congo), Dom Laurent Monsengwo Pasinya.

Pela América: o Arcebispo de Québec (Canadá) e Relator Geral do Sínodo, Cardeal Marc Ouellet; o Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga; e o Cardeal Francis George, Arcebispo de Chicago (Estados Unidos).

Pela Ásia e Oceania, o Bispo de Hong Kong (China), Cardeal Joseph Zen Ze-kiun, o Arcebispo de Canberra (Austrália), Dom Mark Coleridge e o Bispo de Imus (Filipinas), Dom Luis Antonio Tagle.

Pela Europa o Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper; o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Arcebispo Gianfranco Ravasi; e o Arcebispo do Dublin (Irlanda), Dom Diarmud Martin.

Além destes membros, outros três serão nomeados pelo Papa.

Deste modo se deu a conhecer que as 53 propostas apresentadas ontem foram inicialmente 256, logo reduzidas a 106, até chegar finalmente às 53 depois do diálogo na Assembléia.