Cento e cinqüenta pais de família de Catalunha defenderam durante a Jornada de Objeção de Consciência, seu direito a decidir a educação de seus filhos, ante a tentativa do Governo de impor a doutrinação ideológica de Educação para a Cidadania (EpC).

O evento contou com o apoio do Foro Catalão da Família, o Grup d’Entitats Catalães da Família, o Instituto de Política Familiar de Catalunha, a Plataforma Dret ao Escollir, Foro Arbil e Profissionais pela Ética da Cataluña (PPE).

Durante a jornada, o presidente do E-Cristians, Josep Miro i Ardèvol, criticou que o Governo tenha tomado uma “deriva totalitária” no âmbito educativo. “O Estado quer educar moral e religiosamente aos meninos, ou deseduca-los”, denunciou, depois do qual lembrou que a formação dos filhos “é um direito dos pais”.

Por sua parte, o presidente do PPE em Catalunha, Ramón Novella, lembrou que EpC é uma disciplina aprovada sem consenso e sem ter em conta a opinião dos pais. Indicou que os pais têm o direito a objetar de consciência esta matéria.

Do mesmo modo, assinalou que a jornada é o princípio de uma mobilização cidadã em Catalunha em defesa da liberdade de ensino e o direito dos pais a educar a seus filhos sem intromissões governamentais nem doutrinação ideológica.