A Conferência Episcopal Italiana (CEI) emitiu uma mensagem pela próxima Jornada pela Vida que se celebrará em 1 de fevereiro de 2009 no que rechaçam a eutanásia e o aborto; e no que alentam e exortam aos fiéis a defender a vida da concepção até a morte natural.

Na mensagem dada a conhecer por L'Osservatore Romano titulada "A força da vida no sofrimento", os prelados reiteram sua firme oposição a qualquer forma de legitimar a eutanásia como a do chamado "testamento biológico" e lembram "com serenidade mas também claramente" que este tipo de proposta "trata-se de uma resposta falsa".

"A vida humana é um bem inviolável e indispensável e nunca pode ser legitimado ou favorecido o abandono da padre", indicam e assinalam além que "o caminho por percorrer é o da investigação para multiplicar os esforços por combater e vencer as patologias, inclusive as mais difíceis, e não abandonar nunca a esperança".

Depois de animar a viver a virtude da fortaleza ante o sofrimento, os bispos italianos expressam sua vizinhança com quem acompanha aos doentes terminais e aos anciões que por distintas circunstâncias vivem seus últimos dias em perigo de ser submetidos à eutanásia.

Quanto ao aborto, os prelados explicam que este infanticídio não é "uma resposta aos sofrimentos das mulheres". "O aborto gera um maior sofrimento, que não só destrói à criatura que custodiam no ventre, mas também provoca nelas um trauma, destinado a causar uma ferida perene. Em realidade, à dor não se responde com outra dor: inclusive neste caso existem soluções positivas e abertas à vida, como demonstra a larga e generosa experiência promovida pelas associações católicas", precisam.