Um dos principais valores para os mexicanos é a família, confirma um estudo realizado pela Universidade Autônoma do México e dado a conhecer no passado fim de semana durante a Cúpula Ibero-americana da Família realizada na cidade de Guadalajara.

"Nossa família é considerada como o primeiro valor do mexicano", assinalou Felipe Valdez de Anda, Diretor Geral do DIF Jalisco, quem revelou que nove de cada dez mexicanos tem como prioridade a sua família.

"São 22 milhões 790 mil e 188 mexicanos que ainda vivem em família", ressaltou.

A investigação realizada pelo Instituto de Investigações Sociais da UNAM, a cargo da Patricia Anaya Caldeirão, "explorou temas novos, que revelam a importância da rede, familiar e comunitária", destacou Valdez de Anda.

Dentre os seis temas da pesquisa, o expositor destacou que o titulado "A formação e dissolução de uniões", é um dos tópicos de maior importância porque expõe uma grave preocupação para o México.

Segundo esta parte do estudo, a lista de problemas cotidianos que se dão nas famílias está encabeçada pelo econômico com 19,5 por cento; seguido com 18 por cento pela autoridade; 15,4 por cento pela falta de convivência e 10% por falta de educação ou conduta.

Por outro lado, as respostas aos problemas intra-familiares som: 51,4 por cento com gritos; 40,3 por cento alguém se impõe no conflito; 22,5 por cento, não arruma os problemas; 13,3, um alheio intervém no problema; 5,2 por cento resolve com golpes.

Valdez de Anda ressaltou que é importante impulsionar as redes sociais e familiares, e criar uma perspectiva familiar e comunitária, "mas isto somente se poderá obter quando as famílias sejam geradoras de seu próprio desenvolvimento".