Ao inicir os trabalhos da 12º Congregação Geral do Sínodo dos Bispos que se celebra até 26 de outubro no Vaticano, um dos temas tratados pelos pais sinodales foi a necessidade de difundir a Bíblia entre os jovens utilizando médios criativos.

Em sua intervenção, o Cardeal George Pell, Arcebispo de Sydney (Austrália), sugeriu algumas iniciativas como "a formação de equipes de jovens leigos que dêem testemunho de Cristo nos grupos juvenis, escolas, paróquias e universidades; iniciar representações contemporâneas equivalentes aos 'Mistérios' medievais para levar a Palavra de Deus às pessoas. São exemplo disso os Via Crucis da Jornada Mundial da Juventude em Sydney e Toronto, a Paixão do Oberammergau e o filme 'A Paixão de Cristo'.

Do mesmo modo, prosseguiu o Cardeal, deve alentar-se "o desenvolvimento e a ajuda às redes de comunicação católica em Internet, como um 'facebook' católico que conta ao menos com 40.000 membros, apresentado em Sydney durante a JMJ. A criação de um Instituto Central para a Tradução da Bíblia para que esta se traduza com maior rapidez e precisão nas línguas locais da Ásia, África e Oceania. Seria útil uma coleta para financiar as traduções; Solicitar à Congregação para a Doutrina da Fé que elabore uma normativa sobre o irrefutável nas Escrituras".

Por sua parte e na mesma Congregação Geral, o Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, lembrou que "um dos frutos mais preciosos do Concílio Vaticano II foi sem dúvida a maior difusão das Sagradas Escrituras e o conhecimento mais profundo que da mesma adquiriu o Povo de Deus".

Depois de precisar que "o redescobrimento do lugar da Palavra de Deus na vida dos batizados se viu favorecido especialmente pelos movimentos eclesiásticos e as novas comunidades", o Cardeal Rylko comentou que "para muitos leigos, uns e outras passaram a ser verdadeiros e próprios 'laboratórios da Palavra de Deus' nos que se familiariza com as Sagradas Escrituras, aprende-se a apreciar a Palavra de Deus e a vivê-la na vida leiga, no coração do mundo".

Finalmente, explicou, "para a relação dos batizados com a Palavra de Deus outro grande sinal de esperança vem das gerações jovens. As Jornadas Mundiais da Juventude deram e seguem dando uma contribuição notável à difusão do conhecimento da Palavra de Deus entre os jovens".