Na audiência geral desta quarta-feira, celebrada na Praça de São Pedro, O Papa João Paulo II falou sobre o cântico do Apocalipse, "Hino dos salvos", e assegurou que “a humanidade inteira está chamada a formar parte desta comunidade dos filhos de Deus".

No centro do cântico se encontra Cristo, "o cordeiro imolado" na Cruz e que agora reina glorioso, disse o Papa. Em Cristo "realiza-se o projeto querido Por Deus da eternidade. O nos liberou do mal e fez de nós 'um reino de sacerdotes'. A humanidade inteira está chamada a formar parte desta comunidade dos filhos de Deus", afirmou.

O Santo Padre explicou que este cântico "marca a liturgia das Vésperas com a simplicidade e a intensidade de um louvor coral. Pertence a solene visão de abertura do Apocalipse, que apresenta uma liturgia celestial a que também nós, ainda peregrinos na terra, associamo-nos durante nossas celebrações eclesiásticas".

O primeiro elemento do hino, afirmou, "é a celebração da obra do Senhor. A criação revela a imensa potência de Deus". O Papa recordou que o imperador Domiciano, "baixo cujo reino foi provavelmente composto o Apocalipse, obrigava às pessoas a lhe chamar com o título 'Dominus et deus noster'", e precisou que os cristãos "rechaçavam tributar culto de adoração a uma criatura humana" e só dirigiam suas aclamações "ao verdadeiro 'Senhor e nosso Deus'".

Finalmente, o Papa disse que este hino é "um convite ao louvor gozoso e ao canto de amor a Cristo, contemplado em seu mistério pascal. Na liturgia da Igreja já vivemos de algum jeito esta liturgia do céu, onde a celebração é plenamente comunhão e festa".