A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) emitiu um comunicado em que convidou "a todos os venezuelanos a participar ativamente na vida do país, com decisão, sem violência, com respeito à constituição, a legalidade e os direitos de todas as pessoas, e rechaçamos que se siga criando um clima de agitação política antes das próximas eleições".

No texto com data 24 de setembro e titulado "O bem e a paz de nosso povo", os prelados rechaçaram "toda violência e intolerância, venha de onde venha, contra pessoas, instituições e meios de comunicação social. Igualmente rechaçamos tanto o persumido magnicídio contra o Presidente da República como a suposta conspiração para um golpe de estado, e exigimos que dentro do estado de direito se levem a cabo as investigações pertinentes".

Depois de solicitar que se evite qualquer ação que ponha em perigo "a realização das eleições previstas para 23 de novembro", os bispos exigiram "que se respeitem os direitos e se garanta a segurança de todos os que intervêm na campanha eleitoral, e que o Conselho Nacional Eleitoral garanta deste modo a absoluta transparência dos vindouros comicios, assim como a igualdade de oportunidades para todos os candidatos".