O Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren, chamou os peruanos a deixar de lado o protesto fácil, o conflito e os enfrentamentos “como estilo de comportamento social”, e mas bem fazer do diálogo e a busca da verdade, a maneira de viver e forjar uma sociedade mais justa.

“Façamos mas bem do diálogo, da busca da verdade e do bem comum, da solidariedade e da caridade social, a maneira de viver e de forjar uma sociedade mais humana, mais digna da pessoa, especialmente de nossas crianças, jovens, anciões, doentes e pobres”, expressou durante a Missa com motivo da solenidade de Nossa Senhora das Mercês, Padroeira das Forças Armadas.

Dom Eguren advertiu que perigosamente o país e a região se estão acostumando ao enfrentamento. lembrou que “vivemos em democracia e a democracia é diálogo” entre autoridades e população, “entre a maioria e a minoria”, sempre “feito com respeito”.

“Diálogo que é serviço à verdade e que gera a esperança da unidade que nos ajuda a vencer os tropeços e desgraças. A harmonia social é um dever para todos! chegou o momento de recuperar a confiança, de cultivar o diálogo, de alimentar a solidariedade!”, exortou.

O Arcebispo lembrou a proteção que Maria, na advocação de Nossa Senhora das Mercês, deu às populações piuranas ante os ataques de piratas e corsários em séculos passados. “Santa Maria, nos apresenta então como a vencedora de piratas e corsários”, afirmou.

lembrou que a Virgem é “a vencedora de Satanás, do pecado e do mal”, e que com seu exemplo de vida nos ensina “a manter viva a esperança, sobre tudo nos momentos mais difíceis e de prova. Ela se mostra como nosso auxílio permanente em todas nossas lutas e batalhas”.

Nesse sentido, alentou a que com a Maria os católicos derrotem o pessimismo, “uma das armas preferidas” do demônio e “um dos males que sempre afligiram aos peruanos ao longo de nossa história. O pessimismo converte os desafios em derrotas, é cúmplice do mal e do injusto, e nos conduz à autodestruição”.

Dom Eguren também se dirigiu aos membros das forças armadas. Destacou o papel desempenhado por estas instituições e pela polícia na defesa da soberania e a integridade territorial, assim como em dar ao Peru a segurança interna que necessita para que nossa nação obtenha seu desenvolvimento integral”.

“Nosso reconhecimento a seu diário trabalho que se realiza em meio de grandes sacrifícios e perigos, e enfrentando novos flagelos como o narcotráfico e o terrorismo”, expressou.

O Arcebispo rendeu comemoração “a nossos heróis” e lembrou que eles encontraram em sua fé em Cristo “a força necessária para cumprir a fundo sua missão”. Nesse sentido, convidou a policiais e militares a escutar “que o Senhor Jesus os chama à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Chama-os a ser Santos”.

Finalmente, o Prelado anunciou o início da Grande Missão Católica, sob o lema de “Fica conosco, Senhor”. Dom Eguren assinalou que “são grandes os desafios de nossa realidade nos âmbitos familiar, educativo, trabalhista, religioso”, mas também somos “conscientes da grande riqueza que constitui a fé e o ardor religioso” dos peruanos “apesar dos problemas e dificuldades”.