O católico Taro Aso foi eleito Primeiro-ministro do Japão logo de uma votação na Câmara de Deputados, onde foi respaldado por 337 votos de um total de 477, convertendo-se desta maneira no segundo católico em ocupar este cargo na história do Japão.

Apesar de que no Senado não teve a maioria dos votos, a Constituição assinala que em caso de divisão, prevalece o resultado da Câmara de Deputados.

Conforme informou a agência Fides, Aso possui o nome cristão do Francisco, “inspirado no grande missionário Francisco Xavier, o jesuíta que evangelizou a Ásia Oriental e padroeiro universal das Missões”. Do mesmo modo, sua família provém da ilha de Kyushu, a primeira em receber o Evangelho no século XVI.

“A presença de um católico na cúpula da nação poderia dar à comunidade católica um novo brilho e novas oportunidades para dar-se a conhecer e poder realizar a missão”, indicou Fides, que destacou o testemunho da Igreja no país.

Com esta eleição, é a segunda vez na história japonesa que um católico ocupa o cargo de Primeiro-ministro. O primeiro foi Masayoshi Ohira, quem ocupou este posto entre 1979 e 1980.