O Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello; e seu Bispo Auxiliar, Dom Oscar Campos Contreras, assinalaram em um recente comunicado que a crise de violência e insegurança no país se deve à perda de valores na sociedade mexicana.

No texto titulado "Sem valores, perderemos a guerra", os prelados lamentam os últimos acontecimentos ocorridos em Morélia e Tijuana que cobraram a vida de várias pessoas; e explicam que atualmente no México existe uma "grave deterioração dos valores que são o alicerce da convivência social como a verdade, a honestidade, a responsabilidade e o serviço; é urgente refazer e fortalecer dito alicerce".

Deste modo destacam que "a guerra está perdida se a luta contra a corrupção, a violência e o crime organizado não vai da mão com programas práticos de educação geral sobre estes valores básicos e com uma profunda renovação das instituições que estão chamadas a formar, a proteger e a guiar à sociedade como a política, a educação, a economia", entre outros.

Depois de lembrar que também contribuiu a esta crítica situação a "indiferença da maior parte dos cidadãos que esperamos que outros confrontem e resolvam as necessidades e problemas sociais", os bispos alentam a "assumir todos, nossa responsabilidade com tarefas concretas; alguns terão que erradicar a soberba e a ambição; muitos a passividade e a irresponsabilidade que propícia que a maldade e a corrupção destruam vistas, marquem o rumo de comunidades e ponham em risco o futuro dos povos".

Para os prelados, é necessário tomar um caminho distinto ao do enfrentamento; e por isso lembram que "nunca esqueçamos que só vencem os que lutam, que só triunfam e são galardoados os que vencem".

Finalmente sublinham que "já não podemos esperar mais; trata-se de uma emergência social, de uma tarefa e uma luta que devemos assumir e confrontar todos a curto, a médio e a longo prazo. Não há outro caminho".