O Cardeal Arcebispo de Madri, Antonio Maria Rouco Varela, e seus Bispos Auxiliares expressaram hoje sua dor e sua condenação "sem paliativos" ante os novos atentados do ETA, especialmente o perpetrado em Santoña (Cantabria) no qual perdeu a vida o brigada Luis Conde de la Cruz, assegurando além que o terrorismo é "uma gravíssima imoralidade".

Ante estes fatos, elevaram a Deus sua oração pelo eterno descanso do falecido, a recuperação dos feridos, e para que outorgue o consolo e a fortaleza a seus familiares, companheiros e próximos, informou hoje o Arcebispado em um comunicado.

Tanto o Cardeal Rouco como seus Bispos Auxiliares lembraram que "não deve ficar dúvida" em nenhum dos fiéis nem na consciência de "qualquer pessoa mínimamente formada de que o terrorismo do ETA, como qualquer outro terrorismo, é uma gravíssima imoralidade, intrinsecamente perverso e absolutamente reprovável".

"Não admite colaboração nem justificação alguma, seja do grau e do tipo que seja, explícita ou implícita, sócio-política ou cultural; e, é obvio, nenhuma de natureza ética e moral", explicou.

O Cardeal e seus bispos quiseram além de alentar a quantos têm responsabilidades públicas em seu trabalho ao serviço da sociedade. Do mesmo modo, ressaltaram que os espanhóis somente estarão em condições de eliminar as raízes do terrorismo se se propuserem "sem demoras nem vacilações a regeneração moral e a atenção às crianças e jovens com uma educação cristã que lhes conduza ao encontro com o Deus vivo, que é Amor e plenitude do homem".

Por último, exortaram de novo a todos os fiéis a "perseverar na oração para que cesse e desapareça definitivamente o terrorismo e todo germe de violência, o Senhor converta aos terroristas e a seus indutores, conceda sua proteção aos ameaçados, e a todos a Paz que só Ele pode dar".