A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) condenou o atentado terrorista atribuído ao ETA que esta madrugada ocorreu na localidade cantábrica de Santoña, onde faleceu uma pessoa e outras dez resultaram feridas. Deste modo expressam sua proximidade e solidariedade às vítimas e seus familiares.

No comunicado, a CEE explica que "ETA atentou esta madrugada contra o Patronato Militar Virgem do Porto, uma academia de formação de membros do Exército, situada na localidade cantábrica da Santoña. No brutal ato terrorista, ETA assassinou à brigada do Exército D. Luis Conde de la Cruz, feriu que  gravidade a um sub-oficial e vários civis tiveram que ser atendidos pelos serviços sanitários". "Outras 10 pessoas resultaram feridas durante o fim de semana em dois atentados mais da banda terrorista, que tiveram lugar no País Basco", explicam.

Seguidamente os prelados reiteram o indicado por eles em sua instrução pastoral sobre o terrorismo na Espanha no qual o condenam firmemente e lembram que a Doutrina da Igreja “nos permite qualificar nitidamente ao terrorismo como uma realidade perversa em si mesma, que não admite justificação alguma apelando a outros males sociais, reais ou supostos. É mais, faz possível que apreciemos até que ponto o terrorismo é uma estrutura de pecado geradora ela mesma de novos e graves males”.

Do mesmo modo, os bispos "querem fazer chegar à família do militar falecido e aos familiares dos feridos sua proximidade e sua mais sincera condolência. Encomendamos ao Senhor da Vida o eterno descanso de D. Luis Conde de la Cruz, o consolo de seus seres queridos, e a pronta recuperação dos feridos. Nesta circunstância dolorosa, a comunidade católica se une ao sofrimento das vítimas com a oração".