O Papa Bento XVI alentou este meio-dia em Castelgandolfo aos bispos, para que seguindo o exemplo de São Paulo cresçam "cada dia na santidade de vida para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Ao receber a um grupo de bispos nomeados no último ano, que participam de um congresso promovido pelas Congregações para os Bispos e para as Ig"rejas Orientais, o Santo Padre lembrou que "o primeiro compromisso espiritual e apostólico do bispo deve ser progredir na vida da perfeição evangélica", ajudando-se em primeiro lugar da escuta da Palavra de Deus.

"Vos exorto, portanto, a confiar cada dia na Palavra de Deus para ser mestres da fé e autênticos educadores de seus fiéis", acrescentou.

A poucos dias de iniciar-se em outubro a Assembléia Geral Ordinária sobre a Palavra de Deus, Bento XVI confiou aos prelados "ao poder da Palavra do Senhor para ser fiéis às promessas manifestadas ante Deus e a Igreja no dia da consagração episcopal, perseverantes no cumprimento do ministério que lhes foi confiado, fiéis na custódia pura e íntegra do depósito da fé, enraizados na comunhão eclesiástica junto a toda a ordem episcopal".

"Progredindo no caminho da santidade, expressarão aquela autoridade moral indispensável e aquela sabedoria prudente que se exige a quem está à frente da família de Deus. Esta autoridade é hoje mais necessária que nunca. Seu ministério será pastoralmente frutífero se se apoiar em sua santidade de vida", continuou.

Seguidamente exortou aos pastores a ajudar a seus sacerdotes a "crescer na dedicação a Cristo e na fidelidade ao ministério. Tratem de promover uma verdadeira fraternidade sacerdotal que contribua a vencer o isolamento e a solidão, favorecendo o apoio recíproco. É importante que todos os sacerdotes advirtam a proximidade paterna e a amizade do bispo".

"Para construir o futuro de suas igrejas particulares sede animadores e guias dos jovens", disse logo e destacou a necessidade de que "os sacerdotes e educadores saibam transmitir às novas gerações, junto com o entusiasmo pelo dom da vida, o amor por e pela Igreja".

Finalmente o Pontífice pediu velar pelos seminaristas, "conscientes de que o seminário é o coração da diocese" e que exponham aos jovens a possibilidade de "doar-se plenamente a Cristo na vida sacerdotal e religiosa. Sensibilizem às famílias, as paróquias, os institutos educativos, para que ajudem às novas gerações a procurar e a descobrir o projeto de Deus para sua vida".