O Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, chamou os chilenos a dirigir seu olhar ao futuro pensando nàs ciranças e jovens, “quem será os protagonistas do amanhã”.
“Ao nos aproximar do Bicentenário nos convém examinar todos nossos projetos para que persigam o bem dos jovens, cuja vocação é inseparável da generosidade, a sinceridade e a entrega a causas grandes, e por isso mesmo, do esforço, a festa e a alegria”, assinalou o Cardeal ao presidir o Te Deum pelo aniversário da independência.
O Arcebispo indicou que não basta o bem-estar material ou a mera transmissão de conhecimentos, pois a tarefa que tem o país por diante é mais exigente. “Os mais jovens querem desdobrar seus talentos, querem potencializar seus valores e suas iniciativas”, explicou.
Nesse sentido, destacou a importância da formação, na qual estão envoltos tanto os docentes como as famílias.
Indicou que os jovens “procuram pessoas soube que lhes falem de Jesus Cristo, exigem um trato conforme à sua dignidade, e com isso, igualdade e pluralidade de oportunidades. Realmente apreciam a quem quer abrir caminho a seu esforço e criatividade. Nesta nova etapa para o pleno desenvolvimento devem assumir o protagonismo que lhes cabe os pedagogos, as famílias e os comunicadores sociais”.
Do mesmo modo, pediu o estabelecimento de “políticas públicas e privadas a favor da constituição de famílias estáveis, que sejam verdadeiros santuários da vida, a confiança e a sociabilidade”.
O Cardeal Errázuriz destacou os diversos avanços obtidos no último ano. Entretanto, entre outros pontos, expressou o desejo da população para que a violência não seja o meio para solucionar os problemas, senão o diálogo e o respeito dos direitos de outros.
“Às vezes são tantos nossos desejos, que nos deixamos abater pela impossibilidade de satisfazê-los no curto prazo. Mas não podemos ser mesquinhos no âmbito da gratidão. A generosidade lhe superabundante de Deus e o esforço de muitos construtores da sociedade ao colaborar com Ele são tais, que não podemos ser ingratos”, afirmou.
Sincera autocrítica
Por sua parte, o Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, convidou aos políticos a uma sincera autocrítica e revisar seu quehacer, para emendar o caminho quando for necessário e assim a população recupere a confiança na política.
A homilia completa do Cardeal Errázuriz pode ler-se em http://www.iglesia.cl/