O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, explicou que "não é hipocrisia ir contra o aborto, senão ao contrário", posto que a "hipocrisia seria não ser ataláia, não denunciar o que certamente está em contra do bem mais prezado do homem, que é a vida".

Conforme recolhe o jornal espanhol Las Razón, desta forma o Cardeal Cañizares "lembrava a doutrina da Igreja sobre o aborto, e ao mesmo tempo respondia a José Luis Rodríguez Zapatero, que no sábado qualificou de ‘hipócritas’ aos que criticam a nova Lei de aborto que prepara o Executivo socialista".

Durante a homilia da Eucaristia que presidiu na Catedral de Toledo, o Cardeal indicou que "o que faz falta não é um Estado que regule e domine tudo, senão que generosamente reconheça e apóie, de acordo com o princípio de subsidiariedade, as iniciativas que surgem das diversas forças sociais, que unem a espontaneidade com a proximidade aos homens necessitados de auxílio".

Nesse sentido, lembrou que "a Igreja é uma dessas forças vivas". "Quando a Igreja eleva a voz contra o aborto está defendendo um direito fundamental, o direito à vida, que se antepõe ante qualquer interesse próprio, seja qual for o momento de sua gestação", explicou.

Se a Igreja não participar do debate sobre a nova lei do aborto, "não estaria cumprindo com o dever que tem para com todos, e estaria indo contra o próprio homem, contra a mesma sociedade".