Bento XVI chegará esta tarde ao santuário de Lourdes procedente de Paris para celebrar o 150 aniversário das Aparições da Virgem a Bernardette Soubirous. O Papa iniciará às 18.30 o caminho do jubileu visitando a igreja paroquial do Sagrado Coração.

Ali será recebido pelo abade Bernard Saintvoirin, que o acompanhará para a capela do Santo Sacramento para dedicar um tempo à adoração antes de ir a as fontes batismais, conservadas na igreja, onde foi batizada em 9 de janeiro de 1844 Bernadette Soubirous. O Papa visitará também a cela onde vivia a Santa.

Às 19.15 irá até a gruta das aparições onde os monges beneditinos cantarão o 'Você é Pedro' quando o Papa faça sua ingresso através da porta de Saint Michel. Logo descenderá pelos arcos até chegar à gruta e orará junto a um dos mosaicos representando à Virgem com o Menino.
Bispos e cardeais estarão presentes na gruta para a oração do Jubileu. Foi neste lugar que a Virgem Maria apareceu a Bernadette Soubirous em 18 ocasiões, de 11 de fevereiro até 16 de julho de 1858.
Às 21.30 assistirá ao fim da procissão de tochas, finalizada a qual pronunciará um discurso. O caminho do Jubileu começa pelo batismo, culmina com a eucaristia e põe o acento também em várias dimensões da vida cristã, como os sacramentos, a oração e a atenção aos pobres.
Amanhã domingo presidirá às 10h uma missa maciça ao ar livre para comemorar o 150 Aniversário das Aparições em que participarão peregrinos vindos tanto da França como de outros países, entre eles a Espanha. Às 17.15 se reunirá no semi-círculo de Santa Bernardette com os bispos franceses a quem falará da situação atual da Igreja gala e abordará temas como a necessidade de vocações ou a nova evangelização na sociedade européia atual.

Depois de reunir-se com os bispos, participará da procissão eucarística e, ao igual a na procissão das tochas, dirigirá aos fiéis um discurso de caráter espiritual.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Com os doentes
O Papa dedicará seu último dia em Lourdes aos doentes, a quem dedicará a missa da segunda-feira 15 de setembro, o mesmo dia em que a Igreja celebra a festa da Virgem das Dores. depois da homilia administrará a unção a uma dezena de doentes.

A missa terá lugar às 9.30 diante da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Lourdes, depois da visita ao oratório do Hospital, onde Santa Bernadette recebeu a primeira comunhão e Bento XVI culmina o caminho do Jubileu.

O Pontífice porá fim a sua visita oficial a França e retornará a Roma às 13h. O Papa será despedido pelo primeiro-ministro francês, François Fillon, com uma breve cerimônia no aeroporto de Tarbes às 12.25 horas. Ambos pronunciarão um discurso breve.