O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán, assinalou que "a missão do médico hoje indevidamente exige dar resposta às urgentes questões éticas e morais" da atualidade, especialmente no campo da defesa da vida da concepção até a morte natural.

Assim o indicou o Cardeal na homilia da Missa inaugural do 11º Congresso das Federação Européia de Associações de Médicos Católicos (FEAMC) titulado "A lei natural e a lei estatutaria na medicina européia de hoje".

Na Catedral da Oliwa-Danzica, o Cardeal Lozano alentou a que "peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine não só para encontrar as respostas adequadas, mas também para ser como Cristo no campo da medicina para toda a sociedade".

De outro lado, o Presidente da FEAMC, Prof. Josef Marek, comentou na apresentação deste evento que os médicos católicos devem promover a cultura e o inestimável dom da vida, o respeito aos anciões, as padres paliativas e espirituais, o respeito às crianças, "para educá-las e defend^-las da criminalidade da droga, o respeito aos incapacitados, lhes ajudar e fazê-los cada vez mais respeitados".

O Congresso reune a 300 médicos europeus que tratarão cinco temas: "A lei natural e a lei estatutaria na medicina", "Problemas bio-éticos na medicina pré-natal", "Defesa da vida: aspectos éticos e legais", "Enfermidades da civilização como desafio para o estado, o médicos e o paciente" e "Santidade da vida humana: o médico como servidor da vida".

Maior informação (em inglês): http://www.feamc2008.org/index.php?lang=em