Milhares de cubanos que vivem em Miami participaram de uma Missa solene pela festa da Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira da ilha, e se somaram ao ano jubilar convocado pelos bispos cubanos para comemorar o quarto centenário da descoberta da venerada imagem.
Conforme informou o jornal O Novo Herald, milhares de fiéis chegaram ao Bank United Center da Universidade de Miami, onde se realizou a Missa em que se escutou “um chamado ao compromisso espiritual, a renovação da fé e a esperança”.
Na tarde da segunda-feira, uma multidão acompanhou a procissão que transladou a imagem da Virgem do santuário da Ermida, no Coconut Grove, até o Bank United Center em Coral Gables.
“Este ano jubilar foi um tempo de renovação para fazer chegar aos membros da família, aos amigos e a todos em nossas comunidades a mensagem de salvação”, assinalou o Arcebispo de Miami, Dom John C. Favalora.
Por sua parte, o Bispo de Orlando, Dom Thomas Wenski, lembrou que "a Virgem da Caridade é um presente de Deus para o povo cubano que tanto está sofrendo pelos estragos dos furacões e as tormentas anteriores''.
A imagem da Virgem do Cobre foi achada no ano 1612 por três pescadores –um escravo negro e dois indígenas– durante uma tormenta na baía do Nipe, e detrás resgatá-la do mar a levaram ao Cobre.
Em 1916 a Virgem da Caridade do Cobre foi declarada Padroeira de Cuba pelo Papa Bento XV, e em 24 de fevereiro de 1998 o Papa João Paulo II a coroou como Mãe da Reconciliação de Cuba.