Conforme deu a conhecer o jornal La Razón, cinco sacerdotes argentinos pertencentes ao Instituto do Verbo Encarnado, batalham diariamente por fazer crescer a fé no Tajiquistão, uma ex-república soviética onde 97 por cento da população pratica o Islã.

Enviados pelo Papa João Paulo II em 1997, estes jovens sacerdotes obtiveram que o número de fiéis católicos tenha lento mas constante crescimento.

Desde que chegaram abriram três paróquias, um comedor para pobres, um centro missionário e um centro de Cáritas. Além disso aumentaram os batismos e as confirmações.

Ao chegar ao Tajiquistão, os sacerdotes encontraram um reduzido número de cristãos, em sua maioria ortodoxos. Os católicos descendiam principalmente de prisioneiros alemães, russos, lituanos e ucranianos deportados logo depois da Segunda guerra mundial.

Também encontraram dois templos destruídos em Dushanbe e Kurgan Tubie.

Atualmente os sacerdotes se ocupam das três paróquias e dos centros assistenciais. Existe além disso um oratório juvenil ao estilo Dom Bosco, onde os jovens praticam esporte, recebem classes de violão, etc. Além disso a catequese é dada por jovens locais

O Pe. Ezequiel Ayala, de 27 anos, explica que a maioria das crianças provêm de famílias em crise, “com pais separados, problemas de alcoolismo, violência e maus tratos”. Eles são acolhidos no oratório, recebendo educação e carinho.

Os padres estão no Tajiquistão desde 1991 onde há também a presença de  quatro religiosas das Missionárias da Caridade, que visitam os doentes, colaboram na paróquia São José, dirigem um comedor para pobres e distribuem medicamentos.