Em uma carta enviada ao Bispo de Brescia, Dom Luciano Monari, pelo 30 aniversário do falecimento de Paulo VI, o Papa Bento XVI destacou que com a passagem do tempo se faz cada vez mais evidente a contribuição, a herança e o magistério deste Servo de Deus que guiou à Igreja em uma época marcada por não "poucos desafios e problemáticas".
Depois de saudar a Igreja em Brescia, donde o Papa Montini recebeu o dom da fé "e aprendeu os valores de piedade, cultura e humanidade, aos quais sempre conformou sua existência de sacerdote, bispo e Sucessor de Pedro", o Santo Padre comentou que Paulo VI "foi chamado pela providência divina a guiar à Igreja em um período histórico marcado por não poucos desafios e problemáticas. Ao percorrer com o pensamento os anos de seu pontificado, aparece o ardor missionário que o animou e o alentou a empreender viagens apostólicas, inclusive a nações longínquas".
Logo depois de lembrar que foi Paulo VI quem o nomeou Arcebispo de Munique e logo o criou Cardeal, Bento XVI assegurou que o nome deste "Pontífice está ligado sobre tudo ao Concílio Ecumênico Vaticano II. O Senhor quis que um filho da terra bresciana chegasse a ser timoneiro da barca de Pedro durante a celebração conciliar, nos anos de suas primeiras atividades".
"Com a passagem dos anos se faz sempre mais evidente a importância para a Igreja e para o mundo de seu pontificado, como também sua inestimável herança e magistério de virtude que deixou aos fiéis e à humanidade inteira", indica a carta com data 26 de julho e que foi dada a conhecer hoje.
Depois de assinalar que Paulo VI faleceu no dia da Transfiguração, em 6 de agosto de 1978, o Santo Padre dá "graças a Deus por lhe haver dado à Igreja um Pastor, fiel testemunho de Cristo o Senhor, tão sincera e profundamente apaixonado pela Igreja e tão próximo às expectativas e esperanças dos homens de seu tempo, auspiciando vivamente que cada membro do Povo de Deus saiba honrar sua memória com o esforço de uma sincera busca da verdade".
Finalmente, Bento XVI invoca "o materno amparo da Virgem Maria e envia de coração a Vós, venerado irmão, e a quantos são confiados aos vossos cuidados pastorais uma especial Bênção Apostólica".