O Papa Bento XVI assinalou que a formação teológica nos seminários deve permitir aos futuros sacerdotes "conhecer a totalidade das verdades cristãs e de conhecer estas verdades não como verdades separadas senão em modo orgânico, como uma unidade, como uma única verdade de fé em Deus".

Em seu encontro ontem na Catedral de Cagliari com os sacerdotes, seminaristas e alunos da Pontifícia Faculdade Teológica da Cerdenha (Itália), o Santo Padre explicou que a formação dos seminários "deve vos levar a possuir uma visão completa e unitária das verdades reveladas e de sua acolhida na experiência de fé da Igreja. Disto deriva a dupla exigência de conhecer a totalidade das verdades cristãs e de conhecer estas verdades não como verdades separadas senão em modo orgânico, como uma unidade, como uma única verdade de fé em Deus".

Do mesmo modo, pediu aos formadores e professores dos seminários que guiassem aos alunos a "uma experiência pessoal de Deus através da oração pessoal e comunitária cotidiana, e sobre tudo através da Eucaristia, celebrada e sentida como o centro de toda a própria existência".

Dirigindo-se em particular aos presbíteros, o Papa assegurou sua "vizinhança espiritual, para poder responder ao chamado do Senhor com total fidelidade, como fizeram recentemente alguns dos vossos irmãos".

Neste contexto, lembrou a "dom Graciano Muntoni, sacerdote da diocese de Nuoro, assassinado na véspera do Natal de 1998, enquanto se dirigia a celebrar a missa, e ao Padre Battore Carzedda, do PIME, que deu sua vida para que os crentes de todas as religiões se abram a um diálogo sincero sustentado pelo amor".

"Que não vos assustem, nem vos desanimem as dificuldades" pois "é importante ser grãos de bom trigo que, jogados em terra, dão fruto". O Pontífice precisou que o sacerdote "deve proclamar com autoridade a palavra, renovar os gestos de perdão e de oferecimento, exercer sua solicitude amorosa ao serviço de seu rebanho em comunhão com os pastores e fielmente dócil aos ensinamentos do Magistério".

O Santo Padre pediu aos sacerdotes reavivar cada dia "o carisma recebido com a imposição das mãos, vos identificando com Jesus Cristo em sua tripla função de santificar, ensinar e apascentar o rebanho".

Bento XVI destacou também o "grande florescimento de vocações religiosas femininas, das que Cerdenha é um verdadeiro e próprio viveiro". Sem elas, disse, "teria ficado mais difícil difundir o amor de Cristo nos povos, nas famílias, nas escolas, nos hospitais, nos cárceres e nos lugares de trabalho. Este patrimônio de bem se foi acumulando graças a vossa dedicação!".