O Presidente do Instituto de Política Familiar de Madri (IPF), Mariano Martínez Aedo, declarou que nesta cidade "acabam-se tantos matrimônios como os que se produzem em um ano", pois cada 27 minutos um matrimônio termina em divórcio, segundo dados estatísticos de 2007.

Na Comunidade de Madri, dos 23 mil matrimônios que se efetuaram, 19 mil acabaram por romper-se nesse ano, "provocando um autêntico déficit de estabilidade familiar", assinalou Martínez Aedo.

Do mesmo modo, o IPF assinalou que na cidade de Madri em 2007 a taxa de ruptura e nupcialidade esteve em uma proporção que evidenciou que "por cada 10 matrimônios que se produziram se romperam mais de 8".

"Nos últimos dez anos se produziram 91 mil divórcios em Madri e atualmente cada 27 minutos se rompe um matrimônio. Isto faz um total de 53 matrimônios quebrados a cada dia, frente a 64 matrimônios produzidos", assinala o IPF.

Do mesmo modo, o Instituto adiciona que "apenas uma de cada 14 rupturas são por separação" e que "o 92% das matrimônios separados optam pelo divórcio definitivo".

Por outro lado, se referindo ao orçamento destinado para a família pela Comunidade de Madri, o IPF assinalou que "dos 18 milhões de euros estabelecidos somente se destinaram 13 em 2008".

"É necessário uma autêntica mudança de rumo quanto a medidas legais, proteção social e cultural do matrimônio e a família", assinalou Aedo.

Finalmente, Martínez Aedo disse que "a comunidade de Madri deve situar à família como eixo de suas políticas familiares e atacar seus problemas, especialmente o da ruptura que é um autêntico câncer social".