O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, junto ao organismo do Espetáculo da Itália, outorgaram ao cineasta argentino Daniel Burman o prêmio Robert Bresson, galardão que se entrega a diretores "que tenham dado um testemunho significativo sobre o difícil caminho na busca do significado espiritual de nossa vida".

O Prelado vaticano entregou o mencionado prêmio a Burman no marco do 65º Festival de Veneza realizado em 2 de setembro. O prêmio foi instituído pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

Conforme informou o jornal La Nación, Dom Celli comentou que "em tempos de globalização, nos que tanto em Tóquio como na África nos oferecem Coca-cola, hambúrgueres e batatas fritas, à Santa Sé lhe interessa que haja cineastas que se preocupem porque o homem possa responder as perguntas que lhe brotam do coração".

Do mesmo modo, o Prelado expressou que o fato de que Burman seja judeu demonstra que "o prêmio faz caso omisso da religião e da nacionalidade dos galardoados".

O cineasta argentino é o primeiro americano na lista dos premiados com este galardão. dentro de suas produções destacam "O abraço partido" (premiado no Berlim em 2004), "Direito de Família" e "O ninho vazio" apresentada no recente Festival de cinema de São Sebastián.