O Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes em colaboração com a Conferência Episcopal Alemã organiza o VI Congresso Mundial da Pastoral dos Ciganos em Freising (Alemanha) de 1 a 4 de setembro.
O Congresso, que tem como lema “Os jovens ciganos na Igreja e na sociedade”, está inspirado na Mensagem para a Jornada Mundial do Imigrante e Refugiado 2008, no qual, o Papa Bento XVI exorta à comunidade a um compromisso a favor dos jovens imigrantes para sua integração, assim como a lhes oferecer a possibilidade de conseguir tudo o que possa ajudar a sua formação humana, cultural e profissional, segundo informa a Agência Fides.
Ao evento foram convidados bispos, operadores pastorais e representantes dos ciganos provenientes das 25 nações nas que se registra uma pastoral para eles. Contará com a assistência por primeira vez de delegações do Chile, Filipinas e Indonésia.
Na atualidade são quase 36 milhões de ciganos na Europa, América e alguns países da Ásia. "Calcula-se que 18 milhões vivem na Índia, terra originária desta população. As estimativas oficiais do Conselho da Europa dão um número que oscila entre os 9 e 12 milhões. Nos Estados Unidos vive quase um milhão de ciganos constituídos por vários grupos e etnias", indica Fides.