Em sua costumada saudação aos fiéis em diversas línguas logo de finalizar a reza do Ângelus dominical, o Papa bento XVI se dirigiu em espanhol de maneira especial aos fiéis de Cuba, que se preparam a celebrar os 400 anos da descoberta de sua padroeira, a Virgem da Caridade do Cobre; e os alentou a seguir seu exemplo para que "sejam missionários do Evangelho em qualquer circunstância da vida".

O Santo Padre se dirigiu de maneira especial aos "pastores e fiéis da querida Nação cubana, que ontem inauguraram solenemente o Triênio preparatório da celebração dos quatrocentos anos da descoberta e a presença da venerada imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre".

"A todos os amados filhos e filhas da Igreja que vive nesse nobre país os encomendo fervorosamente em minha prece, para que, a exemplo da Maria Santíssima, e ajudados por sua maternal intercessão, tenham uma fé rica em obras de misericórdia e amor", exortou.

Do mesmo modo, o Papa os convidou a "acolher cotidianamente em seu coração a Palavra de Deus, a meditar a e levá-la à prática com valentia e esperança para que, como autênticos filhos de Deus Pai, discípulos fiéis de Cristo e, com a força do Espírito Santo, sejam missionários do Evangelho em qualquer circunstância da vida".

"Recebam à Virgem em suas casas, permaneçam com Ela em oração e encontrem sua alegria em fazer o que seu Filho Jesus lhes diga. Neste formoso caminho os acompanha o afeto e a proximidade espiritual do Papa. Que Deus abençoe a Cuba e a todos os cubanos", finalizou.