O escritório de estatísticas da União Européia, Eurostat, deu a conhecer um relatório em que se destaca que devido à pouca natalidade nesta região, para  2015 as mortes superarão aos nascimentos; e para 2060 por cada ancião de mais de 65 anos haverá só duas pessoas em idade trabalhista.

Conforme informa a BBC, este crítico inverno demográfico, resultado da queda da taxa de natalidade e o incremento dos abortos em muitos dos países da União Européia fará que, face à imigração, a população nesta parte do planeta comece a decrescer desde 2035 em adiante.

Eurostat explica além que atualmente a população na Europa é de 495 milhões; em 2035 se chegará a um pico de 521 milhões, a partir do qual se decrescerá até em 2060 quando a população total seja de 506 milhões.

O relatório também precisa que a taxa de aposentados com respeito às pessoas em idade de trabalho, crescerá de 25 por cento atual até 53 por cento projetado para 2060. Quer dizer que por cada ancião aposentado de 65 anos de idade ou mais, haverá só duas pessoas trabalhando.

Essa taxa chegará a ser inclusive de 60 por cento ou mais nos estados mais novos da União Européia, incluindo a Bulgária, República Tcheca, Latvia, Lituânia, Polônia e Romênia.