Ao meio dia de hoje milhares de pessoas se reuniram na praça central de Castelgandolfo para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI quem lembrou que a figura de Jesus é fundamental para todo cristão pois por ele vale a pena deixá-lo tudo e sempre estará a nosso lado.

“Cristo é o verdadeiro ‘tesouro’ pelo qual vale a pena sacrificá-lo tudo; Ele é o amigo que nunca nos abandona porque conhece as esperanças mais íntimas de nosso coração”, foi a exortação que o Pontífice fez extensiva a todos os cristãos ao meditar o Evangelho hodierno.

Em efeito o Santo Pai fez suas a resposta do Apóstolo Pedro à pergunta de Jesus sobre sua própria identidade. “Jesus é o ‘Filho de Deus vivo’, o Messias prometido, vindo à terra para oferecer à humanidade a salvação e para satisfazer a sede de vida e de amor que habita em todo ser humano”.

Mais adiante o Papa fez também uma reflexão sobre a afirmação que faz Cristo ante as resposta de Pedro: “Você é Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja…”. “É a primeira vez que Jesus fala da Igreja, cuja missão é a realização do grandioso intuito de Deus de reunir em Cristo à humanidade inteira em uma única família”.

“A missão de Pedro e de seus sucessores –continuou o Papa- é justamente a de servir à unidade da única Igreja de Deus formada por judeus e pagãos; seu ministério indispensável é obter que esta nunca se identifique com uma só nação ou com uma só cultura, senão que seja a Igreja de todos os povos para fazer presente entre os homens, marcados por inumeráveis divisões e contrastes, a paz de Deus e a força renovadora de seu amor”.

Diante de tal responsabilidade o Papa se dirigiu aos presentes dizendo: “Cada vez percebo melhor o compromisso e a importância do serviço à Igreja e ao mundo que o Senhor me confiou. Por isso peço a vós queridos irmãos e irmãs que me sustenteis com a vossa oração para que, fiéis a Cristo, juntos possamos anunciar e testemunhar sua presença em nosso tempo”.

Seguidamente o Santo Padre rezou o Ângelus, saudou em diversas línguas aos presentes e ofereceu sua Bênção Apostólica.