O Papa Bento XVI lembrou ao falecido Bispo de Bolzano-Bressanone, Dom Wilhelm Emil Egger, perito biblista que tinha sido nomeado por ele Secretário Especial para o Sínodo da Palavra de Deus que se realizará em outubro em Roma, como um "querido amigo" e  "pastor erudito que a Igreja perdeu, amável e pio, que incansavelmente levou às pessoas a boa nova de Cristo".
L'Osservatore Romano deu a conhecer hoje a carta enviada pelo Santo Padre em ocasião dos funerais do Prelado realizados nesta quinta-feira na lotada Catedral de Bressanone e que foram presididos pelo Cardeal Angelo Scola, Patriarca de Veneza. Nela o Pontífice destaca que "o amor pela Palavra de Deus e a santificação do domingo representam agora o testamento particular do Bispo Egger, que servirão a todo fiel e às comunidades paroquiais, para que o encontro com o Deus de amor da revelação constitua o centro de suas vidas".
Depois de assegurar sua proximidade à diocese com a oração, na missiva o Papa evidencia como Dom Egger tinha uma "relação profunda com as Sagradas Escrituras, que plasmou totalmente e aprendido em sua vida. Então a celebração da Eucaristia constituía o momento central da vida espiritual pelo que ele celebrava a Santa Missa dominical com profundo sentido pastoral com os fiéis da diocese".
Logo depois de lembrar a última carta pastoral de Dom Egger titulada "Chamado ao seguimento do amor", o Santo Padre disse que este título "interpreta bem a vida de cristão, de religioso e de bispo deste generoso homem da Igreja. Seu exemplo é um convite a cada um de nós a nos abrir ao amor de Deus e animá-lo com esforço coerente para realizar na própria vida o autêntico 'seguimento do amor'".
Finalmente o Papa reza para que "Deus grande e misericordioso acolha a este servo fiel em sua Casa e o admita no banquete da alegria eterna. A todos os que, na oração e no sacrifício da Missa, lembram ao defunto Bispo, dou de coração a confortadora Bênção Apostólica".