O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, assegurou em uma recente homilia que a fé íntegra, alimentada pela oração constante, garante a fidelidade dos sacerdotes.
Na Missa celebrada pela festa do ex-aluno, no Seminário Maior de São José, o Prelado argentino sublinhou que “o sacerdócio católico pode compreender-se a si mesmo unicamente da fé; ele é para si mesmo objeto de fé e quanto melhor perceba sua própria identidade tanto mais viva, fervorosa e iluminada será sua fé”.
Dom Aguer sustentou além que “só será genuína, aquilatada, inquebrável sua fidelidade se ele for integralmente um homem de fé”, e assegurou que “neste requisito, na prioridade da fé, apóia-se a dupla propriedade do sacerdote como discípulo e apóstolo do Senhor”.
“A fé do sacerdote, discípulo e apóstolo, conserva seu vigor, cresce em pureza, ardor e luminosidade se é alimentada com a oração constante, a pesar do ritmo frenético de vida que hoje se nos impõe e das ocupações que podem ser cada vez mais absorventes”, destacou.
Finalmente, Dom Aguer expressou seu desejo de que os sacerdotes possam ser “sempre e cada vez mais discípulos fiéis, homens de fé, homens de Deus, apóstolos intrépidos e incansáveis servidores do Evangelho, da cruz e da caridade que salva ao mundo”.
A Missa contou com a assistência dos seminaristas, assim como de quem cumpria seus bodas sacerdotais de diamante, ouro ou prata.