O Semanário, órgão informativo da Arquidiocese de Guadalajara, informou que o Bispo Auxiliar, Dom José Trindade González, indicou que se estão investigando a vida de seis pessoas que poderiam aumentar a lista de Santos e mártires mexicanos.

Dom González assinalou que duas das causas que se estudam correspondem às jovens Josefa e Coleta, do povo de Degolado, Jalisco, que foram capturadas pela tropa ao mando de um tal Chávez, em plena revolução mexicana. Ambas, para impedir que atentassem contra sua pureza, lançaram-se às chaleiras ferventes de uam fábrica de sabão.

Um caso similar é o de outra jovem, cujo nome se desconhece, e que foi tomada prisioneira pelo próprio Chávez, quem a mutilou por negar-se a ter relações sexuais com ele. Dom González disse que com os anos Chávez se converteu ao cristianismo graças à intercessão desta garota, que em sua agonia lhe dizia: "não vou pecar contigo, mas pedirei a Deus por ti".

Também está em estudo o caso de Rafael Valdez, pai de dois sacerdotes do norte de Jalisco, que ofereceu sua vida em troca da liberdade de seu filho Angel, por então ministro em Vila Guerreiro, onde foi capturado e sentenciado ao paredão.

Outros casos são os do fundador da Cidade dos Meninos, Pe. Roberto Cuellar; o irmão marista Basilio Roda; e o benfeitor de Guadalajara, frei Antonio Alcalde e Barriga.

O artigo completo do Semanário se encontra em http://www.semanario.com.mx/ps/2008/08/guadalajara-espera-mas-beatos-e-santos/