O porta-voz da Arquidiocese de México, Pe. Hugo Valdemar Romero, advertiu que "de não tomar-se medidas urgentes para garantir a integridade" de treze templos que se encontram em risco de colapso, "verão-se obrigados a fechar as portas desses lugares".

Depois de assinalar que "em menos de um mês se registraram desmoronamentos em dois recintos religiosos desta cidade", o presbítero pediu ao Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA) e ao Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) que agilizem a revisão de treze templos que estão em risco de desabar.

"Há uma grande burocracia para atender estes assuntos e o grave dano que apresentam alguns templos requer de medidas urgentes para proteger a integridade dos fiéis", precisou em uma entrevista telefónica a Notimex.

O Pe. Valdemar lamentou que faz quase um mês "desabou-se uma parte da cúpula do templo de São Lourenço, que se localiza no Centro Histórico da cidade do México" e somente "colocaram um andaime para avaliar os danos".

Do mesmo modo, assegurou que em 3 de agosto que passou a Arquidiocese de México enviou uma carta à Secretaria de Proteção Civil do Distrito Federal, em que informavam de "as precárias condições em que se encontra o templo do Carmo, que este sábado sofreu danos ao cair uma parte de sua fachada".

"Proteção Civil respondeu que a avaliação das condições dos templos para sua restauração corresponde ao Conselho Nacional para a Cultura e as Artes e ao Instituto Nacional de Antropologia e História", sustentou o porta-voz da Arquidiocese.