O Bispo de Tehuacán, Dom Rodrigo Aguilar Martínez, assinalou que a Assunção da Virgem Maria em corpo e alma ao Céu "é também a garantia do triunfo definitivo que Deus oferece a cada criatura. Celebrar a Assunção nos leva a crescer na esperança de que um dia também nós seremos elevados para chegar à morada que Jesus nos tem preparada nos céus".
Em uma carta pastoral publicada em ocasião da Solenidade da Assunção da Mãe de Deus, o Prelado explicou que com este fato "culmina a união progressiva de fé, de esperança, de amor, de serviço doloroso que se estabeleceu entre a Maria e seu Filho o Salvador do momento mesmo da Anunciação-Encarnação. Maria Assunta aos céus é a Dolorosa que se uniu para sempre a seu Filho Ressuscitado".
"Esta festa nos cheia de consolo e esperança, pois significa para nós que Maria é imagem e começo da Igreja que peregrina para a união plena e definitiva com Jesus Cristo. A união de Maria com Cristo está em função da Igreja", acrescentou.
Dom Aguilar disse logo que "com Maria, assunta aos céus, a Igreja começa e alcança sua perfeição. Maria se converte em um estímulo e um ponto de referência para quem desejar permanecer unido a Cristo Jesus. Isto nos alenta enquanto nos vemos rodeados de tentações e perigos, lutando contra o pecado e a cultura de morte".
"Se a Assunção for a culminação das grandes coisas que Deus tem feito em Maria, é também a garantia do triunfo definitivo que Deus oferece a cada criatura. Celebrar a Assunção nos leva a crescer na esperança de que um dia também nós seremos elevados para chegar à morada que Jesus nos tem preparada nos céus".
Seguidamente lembrou que "isto nos leva a viver com os pés bem plantados na terra, mas com o olhar e o coração no céu; do mesmo modo, leva-nos a atuar em nossa relação e serviço a outros com atitude positiva e infundindo esperança".