O Cardeal Angelo Sodano, secretário de estado Vaticano, recordou que a missão dos organismos eclesiásticos dedicados à promoção da justiça e a paz é ter a responsabilidade de anunciar “o Evangelho de Cristo, que é Evangelho de justiça e de paz".

O Cardeal inaugurou na sede do Pontifício Conselho "Justiça e Paz", em Roma, o primeiro congresso mundial destes organismos eclesiásticos do qual participam mais de 300 agentes de tais organismos, procedentes de 92 países, além de representantes de 15 conferências episcopais regionais e de várias organizações internacionais.

O Cardeal Sodano recordou que "ao longo de sua história, a Igreja sempre se comprometeu, como instituição através de seus fiéis, na promoção da justiça e da paz. Temos a responsabilidade de seguir esta trajetória”.

Depois de recordar que na encíclica "Populorum progressio" (1967) Paulo VI disse que "o mundo estava doente", o secretário de estado afirmou que "após a enfermidade parece ter se agravado e se multiplicaram as injustiças e a violência”.

“Basta pensar nos lugares onde a humilhação se converteu em um sistema de vida; nas zonas em que se expande a guerra, a guerrilha e o terrorismo; nos campos de refugiados; nos exilados; nas discriminações raciais e religiosas; nos lugares de trabalho onde se tem a impressão de ser usados como meios; na falta de liberdade política e sindical e em tantas situações nas quais a não há justiça e paz", precisou.

Neste contexto, acrescentou que "melhoraram as condições econômicas, sanitárias, trabalhistas, culturais e espirituais em muitas partes. Entretanto, tantas pessoas estão submetidas a uma exploração desumana e não podem ser vistas unicamente como um dado estatístico que terá que estudar de um modo frio: detrás há seres humanos com sua dignidade inalienável".

Por sua vez, o presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz", Cardeal Renato Martino, destacou que o objetivo do congresso é encontrar as vias mais oportunas e eficazes para relançar a ação pastoral da Igreja na sociedade e poder confrontar os grandes desafios atuais.