O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, alentou a todos os peruanos a acompanhar, rezar e animar na esperança cristã às vítimas e danificados que deixou o terremoto que açoitou a zona sul do Peru faz exatamente um ano.
Em declarações a Radio Programas do Peru, o Cardeal destacou que é importante acompanhar a quem ainda sofre a causa do terremoto que destruiu boa parte das cidades de Pisco, Ica e Chincha; fazendo o possível por "compreender essa tristeza e essas dificuldades que neste longo tempo (as vítimas) sofreram. Parece-me que o central é ficar junto da gente".
Depois de elogiar o grande movimento de solidariedade que surgiu no país e no estrangeiro para ajudar aos danificados, o Cardeal Cipriani precisou que no trabalho a longo prazo para ajudar na reconstrução das localidades afetadas e ajudar a cobrir as necessidades das pessoas "foi uma responsabilidade de todos. Não me parece fácil dizer se foi um ministro, se foi um prefeito. Eu acredito que é um pouco a dificuldade de um país que não tem ainda bem organizado seu sistema. Então este sistema um pouco lento, cheio de tropeços, dificuldades, subidas e descidas, parece-me que corresponde a todos".
"Parece-me que não somente é um problema político, também é um problema de entendimento entre as pessoas e é obvio, de deixar de lado as colocações de alguns políticos que perante uma circunstânciaassim aproveitam para próprio interesse", advertiu.
Seguidamente celebrou a Eucaristia na Catedral de Lima "por todas as vítimas por todos os que morreram, por todos os familiares, para pedir a Deus essa serenidade, essa paz, e essa possibilidade de progresso. Tomara nos ajude a trabalhar a todos em consonância".
"Parece-me que é muito importante dizer que não é o momento de marchas, protestos, querendo aproveitar da dor alheia. Parece-me que não é o dia nem o momento; e portanto faço um chamado a que em um clima de paz, de serenidade, este ano vejamos um ritmo diferente na reconstrução de toda essa região", alentou o Primaz peruano se referindo às manifestações de protesto que alguns grêmios e cidadãos programaram para hoje em Pisco.