O Arcebispo de Monterrey, Card. Francisco Robles Ortega, assinalou que a cadeia perpétua é uma medida válida para combater o crime, ao referir-se às propostas que analisa o Governo federal para frear os seqüestros.
“Acredito que a cadeia perpétua implica um endurecimento da lei para quem comete estes delitos, e eu acredito que sim é valido considerá-lo porque de algum jeito se deeve frear e desalentar o seqüestro, e se deve fazer justiça às pessoas que cometem estes atos ilícitos”, declarou à imprensa.
O Arcebispo também se referiu ao problema da violência. Disse que isto se deve à falta de educação em valores, como o viver em paz respeitando a dignidade do próximo.
“Fomos incitados a pôr nosso valor no fato de possuir coisas e aí se desenfreou o desejo da riqueza fácil, muito concretamente através do narcotráfico, porque esta atividade pode dar a facilidade de um enriquecimento rápido, mas com um alto preço, o preço da violência e da vida de muitas pessoas”, assinalou.
Do mesmo modo, disse que estamos “vivendo a manifestação do que é uma cultura da imagem”, onde se foi semeando “no coração do homem a idéia de que os nossos problemas se podem resolver com a violência, com a intimidação ou fazendo desaparecer os inimigos”.
O Card. Robles Ortega indicou que assim como o Governo tem que procurar medidas para combater a delinqüência, a sociedade também está chamada a contribuir na erradicação deste flagelo.