O Secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Agostino Marchetto, anunciou a realização em outubro deste ano, em Bogotá, Colômbia, de um Encontro Continental para tratar o tema da pastoral da estrada; ante o incessante aumento dos perigos e os acidentes de trânsito.
Assim o assinalou o Arcebispo a L'Osservatore Romano, quem explicou além que "devemos tomar consciência de que existe uma guerra nas vias de todo o mundo, onde cotidianamente morrem centenas de pessoas por distintas razões. Faz falta intervir rapidamente para diminuir o número de vítimas, porque se trata de verdadeiros estragos. Não será fácil, mas é certamente um desafio que devemos encarar com justa determinação".
No encontro, explica o Prelado vaticano, "se dedicará um dia a cada um dos quatro sub-setores que necessitam orientação. A primeira parte estará dedicada aos usuários das estradas, aos caminhoneiros, aos automobilistas, a quem viaja de trem, e a quantos trabalham em serviços relacionados. A segunda às mulheres de rua, o terceiro aos meninos de rua; e a quarta aos que não têm lar".
Em opinião do Dom Marchetto, "o mais importante é que a Igreja está comprometida na formação das consciências e na recuperação do sentido de responsabilidade dos usuários das vias. Para diminuir os incidentes de trânsito, faz falta a contribuição da comunidade cristã. Mas além da Igreja devem trabalhar por esta causa a escola, as famílias e as instituições que devem fazer respeitar as leis respectivas".
Do mesmo modo, o Arcebispo denunciou como "as cifras espantosas que escutamos na televisão ou lemos nos jornais demonstram que existe um desrespeito pela vida. Por este motivo em outubro organizamos este encontro em Bogotá para procurar encarar o problema. Partindo do encontro continental, passando logo às realidades paroquiais e diocesanas. Outro tema importante ligado à rua é o dos meninos obrigados a mendigar ou a catar no lixo".
Finalmente o Arcebispo indicou que depois do encontro se emitirá um documento para ajudar a melhorar a consciência das pessoas sobre os acidentes de trânsito, a pastoral da estrada e o respeito à vida neste âmbito.