O enfermeiro valenciano, Antonio Escobedo García, afirmou que a peregrinação que realizou em 2003 ao Santuário de Nossa Senhora da Lourdes (França), foi o ponto de partida para sua conversão.

Em seu livro titulado "Que alegria!", Escobedo, de 51 anos, relatou que logo depois de sofrer em 2003 uma "grave lesão na zona lombar", uma amiga o convidou a peregrinar a Lourdes. "Eu aceitei não porque pensasse que ia me curar, senão simplesmente por sair e ver os carvalhos que há na zona, já que eu gosto muito das árvores e da natureza", lembrou.

Segundo a agência AVAN, Escobedo peregrinou junto a sua esposa e experimentou uma "impressão muito forte" ao chegar ao Santuário. "Foi muito impactante ver a enorme multidão de pessoas de todo o mundo que estavam lá e a fraternidade que se respirava no ambiente e com a que todo mundo nos tratava", relatou, e acrescentou que nesse momento sentiu interiormente "a necessidade de falar com a Virgem e que Ela me respondesse".

Em seu livro, indicou que a peregrinação a Lourdes "não curou fisicamente minha lesão na zona lombar, mas sim me deu uma paz como nunca antes havia sentido, o que faz que dia a dia possa confrontar minhas fortes dores com alegria e serenidade".

Agora Escobedo assite todos os dias na Missa e reza o Rosário com sua mulher e seus quatro filhos. Além disso promove esta oração Mariana na ermida da Solidão Gloriosa de Cheste, aonde "vão à oração, os domingos às cinco da tarde, quase um centenar de pessoas".