Francesco Cossiga, o Ex-presidente italiano que nesta quinta-feira almoçou com o Papa Bento XVI no Seminário de Bressanone, destacou à imprensa o grande senso de humor e a cultura do Pontífice.

Depois de um almoço que se estendeu por espaço de duas horas, Cossiga, senador vitalício da Itália e que está acostumado a veranear na mesma região onde descansa o Santo Padre, reuniu-se com a imprensa e assinalou que "o Papa se encontra muito bem e está alegre". "A gente não sabe como ele é alegre, ele é muito alegre", "quando contei-lhe algumas piadas, ele riu muito", assinalou.

O ex-presidente assinalou que compartilhou com Bento XVI um almoço "muito simples" a base de spaghettis com molho de tomate, no que não se falou para nada de política, porém "compartilhamos reflexões e algumas lembranças". Cossiga, que foi Presidente da República italiana de 1985 a 1992, diz que o conheceu desde que era um sacerdote professor de teologia, logo quando foi Arcebispo de Munique e finalmente Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Até agora, entretanto, nunca tinha se reunido com ele como Papa.

"O Papa é uma pessoa séria, certamente, mas uma pessoa muito acessível e singela, acredito que é uma das pessoas mais inteligentes e cultas que conheço".

Cossiga concluiu com uma anedota: "ele é tímido, e diz que apenas é uma pessoa que 'sabe um pouco de teologia'. Mas quando o Presidente da República Giorgio Napolitano lhe ofereceu um concerto de Brahms no Vaticano, ele, ao final, depois de agradecer, explicou toda a história musical de Brahms, em caso que algum dos presentes não soubesse quem era o compositor".