O terceiro número correspondente ao ano 2008 da revista católica “Espaço Leigo”, vinculada à Arquidiocese de Havana (Cuba) estará próximo na página Web www.espaciolaical.org, anunciaram seus editores esta semana.
A edição, conforme informaram, “estará dedicada ao importante tema do intelectual e sua presença na vida pública cubana”.
O investigador Jorge Domingo Cuadriello oferecerá uma panorâmica das tarefas dos intelectuais cubanos da chegada dos conquistadores à Ilha até a partida do general Fulgencio Batista nos últimos dias de 1958. Por sua vez, Dom Carlos Manuel de Gramas aprofundará na vocação e a missão do intelectual católico em Cuba e outras partes do mundo.
Do sul do Estado da Florida, nos Estados Unidos, Uva do Aragón contribuirá com um artigo sobre o desempenho dos intelectuais radicados fora de Cuba; enquanto que o poeta, crítico e ensaísta cubano Víctor Fowler Calzada responderá em uma entrevista com o editor a “vários temas relacionados com o exercício intelectual em Cuba, as 'diásporas' intelectuais, e os desafios destes setores para com a vida nacional na atualidade e no futuro”.
O Dossiê se fecha com as palavras programáticas que dirigisse o Papa João Paulo II ao mundo da cultura em sua histórica visita a Cuba.
Na seção “Tema Polêmico”, Roberto Vega González “incursiona no delicado tema da democracia em Cuba, fazendo ênfase nos diferentes modelos de governo, suas particularidades e sua viabilidade no caso cubano”.
Finalmente, com motivo do 15 aniversário da publicação da Carta Pastoral “O Amor todo o espera”, a seção “Do profunda da Ilha” oferece um ensaio do leigo e historiador cubano Alexis Pestano Fernández sobre o documento pastoral do episcopado cubano de 1993.
Maior informação: espaciolaical@arzhabana.co.cu