Presididos por seus respectivos bispos, mil peregrinos –entre os que se contavam mil doentes- procedentes das 9 diocese que constituem Catalunha foram conjuntamente ao santuário Mariano de Lourdes (França) com o fim de celebrar importantes aniversários entre os que destaca os 150 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria.

A iniciativa se realizou sob o impulso e a organização dos agrupamentos que em cada diocese cuidam de organizar todos os anos peregrinações com doentes: as chamadas "Hospitalidade de Nossa Senhora de Lourdes".

Segundo os organizadores, o motivo era celebrar o 125 aniversário de uma primeira peregrinação de catalães, os 125 anos da morte de Santa Bernardita -a vidente de Lourdes- e o 150 aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria, referendada nas palavras da "Senhora" à Bernardita.

O total dos 6 mil peregrinos catalães esteve presidido por seus nove bispos que se reuniram aos pés da Virgem acompanhando a seu Filho e abrindo o ano da Eucaristia concelebrando a Missa dominical nos dia 17 de outubro na grande Basílica subterrânea de Lourdes diante de um total de mais de 20 mil peregrinos de todo o mundo reunidos aquele dia no Santuário.

Conforme testemunhou o pároco do Santuário da padroeira de Barcelona, a Virgem da Mercê, Pe. Carlos Mas de Xaxars Gassó, “as Hospitalidades catalãs acompanharam a Lourdes a mil doentes com o serviço voluntário de todos seus membros entre os que destacavam numerosos jovens apesar de tratar-se de umas datas difíceis para eles, fora do tempo de férias”.

O sacerdote compartilhou o “gozo e esperança” produzidos pelo número e entusiasmo dos peregrinos, “pois nossa sociedade catalã é mas bem conhecida pelo fato de uma grande secularização”.

“A devoção e amor à Virgem Maria estão profundamente enraizadas em nosso povo e as peregrinações a Lourdes com doentes constituem uma manifestação e um testemunho para fortalecer nossa esperança”, concluiu o pároco.