Em uma carta pastoral dirigida aos sacerdotes do mundo pela festa de São João Maria Vianney, o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes assegurou que "a Igreja se alegra e se orgulha da imensa maioria de seus presbíteros, que são bons e extremamente louváveis".

Segundo o texto difundido por Rádio Vaticano, o Cardeal explicou que a Igreja tem certeza de poder contar com seus sacerdotes "porque sabe e reconhece explicitamente que a imensa maioria de nossos sacerdotes, não obstante as fraquezas e limitações humanas, são sacerdotes dignos, que doam cada dia sua vida ao Reino de Deus, que amam a e o povo que foi lhes confiado, sacerdotes que se santificam no exercício diário de seu ministério, que perseveram até o fim na mese do Senhor".

"Existe, sim, uma pequena parte de sacerdotes, que se desviou, às vezes muito gravemente mas a Igreja quer reparar o mal por eles realizado", lembrou.

Lembrando a festa do Santo Padre de Ars, padroeiro dos sacerdotes, o Cardeal Hummes sublinhou a urgência de empreender um trabalho missionário "nas regiões e ambientes onde há séculos a fé cristã foi pregada".

"Trata-se de uma missão ou evangelização missionária dentro do próprio rebanho, que tenha por destinatários àqueles que nós batizamos mas, por diversas circunstâncias, não conseguimos evangelizar suficientemente ou perderam o primeiro ardor e se afastaram", assinalou.

Neste sentido, explicou que "a cultura post-moderna da sociedade atual, uma cultura relativista, secularizada, agnóstica e laicista, também exerce uma forte ação erosiva sobre a fé religiosa de muitos".

"A Igreja é por natureza missionária. A Igreja sabe que não pode permanecer em casa e limitar-se a acolher e evangelizar aos que a buscam em suas comunidades e Igrejas. É preciso levantar-se e ir em busca, lá onde as pessoas e as famílias residem, vivem e trabalham. Ir também a todos os serviços, organizações, instituições e âmbitos da sociedade humana. Para esta missão, todos os membros da comunidade eclesiástica são chamados, pastores, religiosos e leigos", adicionou.

Do mesmo modo, indicou que "quando os presbíteros se movem, a Igreja se move. Do contrário, será muito difícil realizar a missão. Vós, queridos irmãos, são a grande riqueza, o dinamismo, a inspiração pastoral e missionária, lá na base, onde vivem em nossa comunidade batizados".
Controvérsias